Na agenda financeira você pode visualizar a data prevista e a data efetiva de pagamento das suas transações.
Uma transação é composta por duas etapas:
- O momento da transação, onde ocorre o pagamento pelo cliente e o processamento desta operação.
- A liquidação dos valores desta transação, ou seja, o momento em que a Braspag by Cielo realiza o repasse para a conta bancária do lojista.
Existem algumas determinações definidas em contrato que definem o regime de pagamento, ou seja, em quanto tempo o lojista terá esses valores depositados. Por exemplo, as transações de débito costumam ser liquidadas em 2 dias após transação e transações de crédito em 31 dias.
Em um primeiro momento, parece um controle simples, porém a liquidação segue algumas regras.
Apesar de a contagem do tempo ser em dias corridos, os depósitos só podem ser realizados em dias de expediente bancário. Então para um repasse em que o 31º dia cai em um domingo, o deposito será agendado para a segunda-feira, o que fará com o que o lojista veja seu dinheiro em conta no 32º dia.
Outro caso que pode causar confusão são transações parceladas, onde a primeira parcela será repassada em 31 dias e as demais 30 dias após a parcela anterior. Um lojista que realiza muitas vendas parceladas pode perder o controle rapidamente.
De forma resumida:
- Crédito: em até 31 dias;
- Crédito parcelado: primeira parcela em até 31 dias e as demais de acordo com o arranjo;
- Débito: em 2 dias úteis;
- Boleto: em 2 dias úteis após a confirmação do pagamento.
Para facilitar este controle disponibilizamos a Agenda Financeira.
O que é agenda financeira?
A agenda financeira informa a data prevista para a liquidação destes valores e a data em que foram liquidadas. Mas qual é a diferença entre essas duas datas?
Data prevista de liquidação
A data com a contagem seguindo as regras para a liquidação e já calculando se o dia será um dia de expediente bancário ou não, informando assim o dia correto para que você identifique o valor em sua conta.
Data de liquidação
Porém, no mundo real, imprevistos podem acontecer, como por exemplo a conta bancária estar incorreta ou o banco recusar esses repasses por algum outro motivo. Neste caso, apesar de termos uma data prevista, precisaremos analisar e corrigir esses pontos e então tentar liquidar novamente. Assim, a data de liquidação será diferente da previsão e por isso disponibilizamos esses dois campos para que você tenha maior controle sobre seus recebimentos.
Para informações detalhadas sobre os eventos, veja nossa documentação.
Possui sugestão de melhoria para esse artigo? Se tiver, é só abrir uma demanda para o time de Melhoria Contínua pelo Forms!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.