Uma transação é composta por duas etapas.
A primeira etapa é o momento da transação, onde ocorre o pagamento pelo cliente e o processamento desta operação.
A segunda etapa é a liquidação dos valores desta transação, ou seja o momento em que a Braspag realizará o repasse para a conta bancária do lojista. Existem algumas regras definidas em contrato que definem em quanto tempo o lojista terá esses valores depositados, por exemplo, em transações de débito em 2 dias após transação e em caso de crédito em 31 dias.
Em um primeiro momento parece um controle simples, porém a liquidação segue algumas regras que podem gerar um complicador para este controle. Apesar de a contagem do tempo ser em dias corridos, os depósitos só podem ser realizados em dias uteis. Então um repasse em que o 31º dia cai em um domingo, o deposito será agendado para a segunda-feira, o que fará com o que o lojista veja seu dinheiro em conta no 32º. Outro caso que pode causar confusão são transações parcelas, onde a primeira parcela será repassada em 31 dias e as demais 30 dias após a parcela anterior. Um lojista que realiza muitas vendas parceladas pode perder o controle rapidamente.
Para facilitar este controle disponibilizamos a Agenda Financeira. A Agenda Financeira informa a data prevista para a liquidação destes valores e a data em que foram liquidadas. Mas qual é a diferença entre essas duas datas? No primeiro caso é a data com a contagem seguindo as regras para a liquidação e já calculando se o dia será um dia útil ou não, informando assim o dia correto para que o lojista identifique o valor em sua conta. Porém, no mundo real imprevistos podem acontecer, como por exemplo a conta bancária estar incorreta ou o banco recusar esses repasses por algum outro motivo. Neste caso, apesar de termos uma data prevista, precisaremos analisar e corrigir esses pontos e então tentar liquidar novamente. Assim, a data de liquidação será diferente da previsão e por isso disponibilizamos esses dois campos para um maior controle do lojista.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.