Na agenda financeira você pode visualizar a data prevista e a data efetiva de pagamento das suas transações.
Uma transação é composta por duas etapas:
- O momento da transação, onde ocorre o pagamento pelo cliente e o processamento desta operação.
- A liquidação dos valores desta transação, ou seja, o momento em que a Braspag realiza o repasse para a conta bancária do lojista.
Existem algumas determinações definidas em contrato que definem o regime de pagamento, ou seja, em quanto tempo o lojista terá esses valores depositados. Por exemplo, as transações de débito costumam ser liquidadas em 2 dias após transação e transações de crédito em 31 dias.
Em um primeiro momento, parece um controle simples, porém a liquidação segue algumas regras.
Apesar de a contagem do tempo ser em dias corridos, os depósitos só podem ser realizados em dias de expediente bancário. Então para um repasse em que o 31º dia cai em um domingo, o deposito será agendado para a segunda-feira, o que fará com o que o lojista veja seu dinheiro em conta no 32º dia.
Outro caso que pode causar confusão são transações parceladas, onde a primeira parcela será repassada em 31 dias e as demais 30 dias após a parcela anterior. Um lojista que realiza muitas vendas parceladas pode perder o controle rapidamente.
De forma resumida:
- Crédito: em até 31 dias;
- Crédito parcelado: primeira parcela em até 31 dias e as demais de acordo com o arranjo;
- Débito: em 2 dias úteis;
- Boleto: em 2 dias úteis após a confirmação do pagamento.
Para facilitar este controle disponibilizamos a Agenda Financeira.
O que é agenda financeira?
A agenda financeira informa a data prevista para a liquidação destes valores e a data em que foram liquidadas. Mas qual é a diferença entre essas duas datas?
Data prevista de liquidação
A data com a contagem seguindo as regras para a liquidação e já calculando se o dia será um dia de expediente bancário ou não, informando assim o dia correto para que você identifique o valor em sua conta.
Data de liquidação
Porém, no mundo real, imprevistos podem acontecer, como por exemplo a conta bancária estar incorreta ou o banco recusar esses repasses por algum outro motivo. Neste caso, apesar de termos uma data prevista, precisaremos analisar e corrigir esses pontos e então tentar liquidar novamente. Assim, a data de liquidação será diferente da previsão e por isso disponibilizamos esses dois campos para que você tenha maior controle sobre seus recebimentos.
Para informações detalhadas sobre os eventos, veja nossa documentação.
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