1. O que é a API de Chargeback?
É uma API do STC (Sistema de Tratamento de Contestações) para enviar e receber informações de chargeback aos clientes.
2. Posso migrar da API da Braspag para a API de Chargeback da Cielo?
Sim, nós recomendamos que essa migração ocorra, porque a API de Chargeback da Cielo oferece maiores benefícios como um prazo maior para o tratamento das contestações, aceitação de uma variedade maior de formatos de documentos aceitos e mais visibilidade e gestão das contestações.
3. Para iniciar a integração com a API de Chargeback, quais informações devo fornecer e a quem devo solicitar o cadastro?
Envie o número do estabelecimento da matriz (EC que representa a raiz de CNPJ) da companhia para Technical Support Chargeback no e-mail techsupportchargeback@cielo.com.br.
4. Posso simular o chargeback em ambiente sandbox?
Sim, o ambiente sandbox está disponível para homologação.
5. O que é uma contestação?
Uma contestação é quando o titular do cartão identifica um problema na transação, como suspeita de fraude ou desacordo com o estabelecimento. O titular contata o Banco Emissor do cartão para relatar o ocorrido e é iniciado o processo de disputa, também conhecido como Chargeback.
6. Como eu posso me defender dessas contestações?
Quando uma compra é contestada, você tem 2 opções:
- Aceitar e permitir o estorno do valor da venda;
- Se defender e evitar que o valor seja estornado.
Suas ações durante o processo de chargeback são chamadas de tratativas. A tratativa pode ser realizada no App Cielo Gestão, no Site Cielo ou através da API de Chargeback Cielo.
Lojistas que não operam com a Cielo, devem tratar seus chargeback diretamente na adquirente
7. Enviei a documentação solicitada, como saber qual o status do meu caso. Eu ganhei ou perdi esta contestação?
Veja como acompanhar o status das contestações já tratadas:
- Acesse o site Cielo ou app Cielo Gestão com seu login e senha;
- Clique no menu Vendas e, na sequência, selecione a aba Tratadas;
- Escolha uma contestação realizada e clique em Ver Ciclo Completo para acompanhar as interações da venda contestada;
- Se desejar, você pode extrair um relatório com todas as contestações listadas. Para isso, clique na opção Exportar.
8. Como acompanhar as tarifas de contestação recebidas?
Você pode acompanhar detalhadamente quais contestações foram tarifadas dentro da aba de Histórico de Tarifas no site Cielo.
9. Em qual formato devo enviar os documentos?
A API de Chargeback aceita as seguintes extensões de arquivos: .TIF, .TIFF, .PDF e .JPEG.
10. Qual o período para abertura da disputa?
O período para abertura da disputa é de dez dias corridos a partir da data em que a notificação foi recebida.
💡 Para conhecer melhor a API de Chargeback, consulte a nossa documentação.
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