Em detrimento do cumprimento dos direitos dos titulares (Art. 18) e o princípio do livre acesso estabelecidos na Lei Geral de Proteção de dados (LGDP), seguem as diretrizes:
- Confirmar existência de tratamento de seus dados pessoais;
- Acessar seus dados pessoais;
- Corrigir os dados pessoais;
- Anonimizar, bloquear ou eliminar dados pessoais;
- Portabilidade de dados pessoais;
- Obter informações sobre o compartilhamento de dados pessoais;
- Revogar o consentimento dado;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.
Art. 19. A confirmação de existência ou o acesso a dados pessoais serão providenciados, mediante requisição do titular:
I - em formato simplificado, imediatamente; ou
II - por meio de declaração clara e completa, que indique a origem dos dados, a inexistência de registro, os critérios utilizados e a finalidade do tratamento, observados os segredos comercial e industrial, fornecida no prazo de até 15 (quinze) dias, contados da data do requerimento do titular.
O que é direito de acesso?
- Todo titular ou responsável legal tem o direito de perguntar a uma organização se ela está tratando seus dados pessoais.
- É possível solicitar cópia das informações pessoais, seja por forma verbal ou escrita.
Ou seja, todo titular ou responsável legal tem o direito de saber se os dados pessoais são tratados da forma correta e com a devida finalidade, conforme citado no Art. 18, da LGPD.
Por que fazer uma solicitação de acesso?
O titular de dados ou responsável legal pode realizar uma solicitação de acesso para saber:
- Quais informações pessoais a Braspag possui sobre o Titular.
- De que maneira são utilizados os dados pessoais.
- Casos em que há compartilhamento de dados pessoais.
- De que forma e onde a informação foi obtida.
As solicitações relacionadas a privacidade deverão ser enviadas através da plataforma de suporte (suporte.braspag.com.br) ou através do e-mail dpo@braspag.com.br.
O que o pedido deve conter?
- Nome do Titular;
- Qual (Quais) Produto(s) da Braspag o titular possui contratado, se possível;
- Indicar qual direito deseja exercer, conforme os direitos acima citados;
- Informações relevantes que ajudarão a Braspag a identificar o titular como:
- TransactionID;
- NSU;
- CPF;
- Nome;
- Data e horário aproximado da transação.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.