Como consultar o status de uma transação?
A resposta da autorização é online, ou seja, ao enviar a requisição a loja já receberá o retorno com o status do pagamento.
O status pode ser consultado de duas maneiras:
- Por API, veja no manual: Consultar transação pelo PaymentId
- Pelo portal Admin, veja nesse procedimento: Como consultar transação no portal Admin?
Além disso, é possível cadastrar uma URL para receber notificações (webhook) sempre que ocorrer mudança de status das transações. Esse serviço é o Post de Notificação, que pode ser configurado de acordo com as instruções do Manual de notificação enviada.
Quais são os possíveis status retornados em uma transação de crédito?
Pago: a transação foi autorizada e capturada com sucesso;
Não Pago: a transação foi autorizada e está pendente de captura. Caso a captura não ocorra no prazo devido, o valor será liberado do limite do cliente;
Não Autorizado: a transação foi rejeitada. Verificar o código e mensagem de erro;
Não Finalizado: a transação não foi concluída com sucesso. Pode ter ocorrido alguma instabilidade no processamento e em caso de débito o comprador pode ter abandonado a compra.
Veja na documentação a lista de status da transação.
Uma transação com status "Não Pago" de cartão significa um problema?
Não. O status Não Pago aponta que a transação foi enviada para o Pagador em processo de pré-autorização ou seja, o limite foi sensibilizado no cartão utilizado na transação, mas o valor ainda não foi efetivamente cobrado.
Esse modelo de transação normalmente é utilizado por lojas que querem verificar seu estoque antes de efetivar a cobrança do cartão do cliente.
Qual a diferença entre Status, ReasonCode e ProviderReturnCode?
Status: representa o status atual da transação;
ReasonCode: representa o status da requisição;
ProviderReturnCode: representa o código de resposta da transação da adquirente;
Por exemplo, uma requisição de autorização poderá ter o retorno com ReasonCode=0 (Sucessfull), ou seja, a requisição finalizou com sucesso, porém, o Status poderá ser 0-Denied, porque a transação não foi autorizada pela adquirente, e ter, por exemplo, o ProviderReturnCode 57 (um dos códigos de negada da Cielo).
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