Na API do Gateway de Pagamento, tanto cancelamento quanto estorno são tratados da mesma forma e chamados de cancelamento. No entanto, para fins de liquidação, é importante saber a diferença entre os dois eventos.
Veja nesse artigo:
Como funciona o estorno parcial?
Quais são os prazos de captura e estorno?
O que é cancelamento?
É a suspensão da transação até às 23h59 do dia em que a transação foi criada. Caso o cancelamento seja solicitado no mesmo dia da autorização da transação, o cancelamento é processado no mesmo dia. O cancelamento é isento de taxa ou valores cobrados por transação.
Importante: O Conciliador não exibe as transações canceladas porque elas não compõem a agenda financeira, mas elas podem ser visualizadas no portal Admin.
O que é estorno?
É a suspensão da transação a partir das 0h00 do dia seguinte da transação e pode ser total ou parcial. Para o estorno solicitado em dias diferentes do dia da autorização, a adquirente efetua o processamento em modalidade D+1, ou seja, uma transação que foi autorizada no dia 13 e teve o seu pedido de estorno no dia 14 terá seu estorno processado efetivamente no dia 15.
Como funciona o estorno parcial?
É possível realizar um estorno com o valor total ou parcial e o valor restante estornar posteriormente. Uma transação estornada parcialmente permanece com status Pago no portal Admin. O estorno fica disponível até que o valor da transação seja esgotado ou prazo da adquirente seja atingido.
Importante: não é possível realizar estorno parcial de transação não capturada.
Quais são os prazos de captura e estorno?
Tentar capturar uma autorização que já expirou ou estornar uma transação que não está mais disponível pode causar problemas ou insatisfação entre a loja e seus clientes.
Para facilitar, confira abaixo a tabela com os prazos das adquirentes que temos integração.
Adquirente | Prazo* para Captura | Prazo* para Estorno |
Cielo | 15 dias (até 28 dias)** | 300 dias |
Rede | 30 dias | 7 dias (débito) 90 dias (crédito) |
Getnet | 7 dias | 365 dias |
First Data | 5 dias (de 1 até 30 dias) | 30 dias |
Global Payments | 30 dias | 1 dia (até 365 dias) |
Safra (Legado) | 7 dias | 1 dia |
Safra 2.0 | 7 Dias (30 Dias se Pre-Auth) | 120 dias |
Stone | 7 dias | 120 dias |
Alelo | *** | 300 dias |
Credsystem | 1 dia | 0 dias |
PagSeguro | 6 dias | 120 dias |
*Todos os prazos começam a contar a partir da data da autorização da transação.
**Os valores em parênteses podem ser ajustados mediante solicitação da loja junto à adquirente. Essa extensão de prazos está sujeita à avaliação de cada provedor.
***Por se tratar de uma transação de débito, a captura de transações Alelo é sempre imediata.
Veja também: Como cancelar ou estornar uma transação via Admin
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.