O chargeback é o não reconhecimento de uma compra pelo portador do cartão, que entra em contato com o banco emissor para que sejam tomadas as devidas providências.
Além do não reconhecimento, o chargeback pode ser fruto da transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras de cartão.
Trata-se de um mecanismo criado pelas operadoras de cartão de crédito com o objetivo de dar maior segurança às operações realizadas principalmente em uma ambiente e-commerce e vendas telefônicas. Com isso, é possível evitar que o consumidor seja lesado ao não reconhecer uma compra realizada com seus dados.
As causas de um chargeback podem ser:
1. Erro no valor cobrado pelo lojista;
2. Erro de processamento do banco;
3. O cliente não ter recebido a mercadoria conforme combinado na compra pela internet ou por telefone, e ter solicitado o cancelamento da compra com a administradora do cartão;
4. Fraude: o consumidor alega que não autorizou a compra.
Quando ocorre o chargeback, o lojista é notificado pela operadora de cartão por e-mail. Também é possível consultar o chargeback pelo portal da credenciadora (adquirente).
Uma forma de acompanhar os chargebacks que acontecem na sua loja é ter acesso a um relatório de chargebacks. Você encontra essa funcionalidade no Conciliador Braspag.
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