O que é captura?
A captura acontece após a autorização, para que a venda seja concretizada e a cobrança seja feita no cartão. Somente após a captura o portador do cartão poderá visualizá-la em seu extrato ou fatura.
A captura é um procedimento exclusivo para transações de cartões de crédito. Esse procedimento não existe para débito e voucher pois o valor da transação após a autorização já é debitado automaticamente.
Consulte: Qual a diferença entre autorização e captura de uma transação?
Termos transacionais
- Captura: confirmação necessária para que a cobrança seja efetivada. O tempo limite para capturar uma transação pré-autorizada varia entre adquirentes, mas pode ser de até 5 dias após a data da pré-autorização.
- Captura Automática: opção que permite que a transação possa ser autorizada e capturada no mesmo momento, isentando o lojista de enviar a confirmação.
- Captura tardia: cliente só pré autoriza, segura o valor do cartão, após verificar saldo do cartão ocorre a autorização e depois a captura.
- Captura segura: após a análise de fraude, a captura será automática para transações autorizadas definidas como baixo risco. Para a loja que utiliza revisão manual, a transação será capturada automaticamente assim que a Braspag/Cielo receber notificação do novo status “Accept”.
- Captura total: quando o valor total da transação é capturado.
- Captura parcial: quando um valor menor que o valor autorizado é capturado. Esse modelo de captura pode ocorrer apenas uma vez por transação. Após a captura, não é possível realizar capturas adicionais no mesmo pedido.
Perguntas frequentes
- Na captura parcial, uma vez que capturou parte do valor, tem que capturar no mesmo dia a diferença?
Não. Só tem como capturar uma única vez, mesmo sendo parcial. Quando a captura é parcial, o restante do valor que sobrou é cancelado automaticamente.
- Consigo cancelar uma venda ainda não capturada?
Sim, chama-se desfazimento de autorização, feita pelo próprio cliente via API ou via portal.
- Quando é feita uma venda no link de pagamento Cielo, obrigatoriamente o cliente deve capturar essa venda?
Não, o cliente pode deixar a venda somente autorizada, mas o prazo para captura é em até 15 dias.
Saiba mais sobre captura nesse link: Consulta, Captura e Cancelamento
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.